terça-feira, 14 de setembro de 2010

A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX

 

      A autora inicia o texto comentando sobre as transformações tecnológicas que estão ocorrendo em ritmo acelerado. Transformações essas que estão intrinsecamente ligadas com as alterações que vêm acontecendo nas relações e nas formas de organização da sociedade. Em meio a isso a autora chama atenção das influências que a escola pode sofrer ou influir face as transformações científicas e tecnológicas.
Posteriormente a autora fala sobre as diferentes ideias de ordens, comparando a cosmovisão da sociedade Medieval, da Moderna e da sociedade Contemporânea, mostrando a historicidade do pensamento tecnológico.
Tendo explicado as diferentes cosmovisões, a autora diz que a ordem da escola é a da Modernidade hegemônica, enquanto a do mundo fora dela é a da cosmovisão Contemporânea, acrescentando que o último já faz parte de muitos âmbitos da vida, principalmente de jovens-adolescentes. Para Maria Helena Silveira Bonilla, a cosmovisão hegemônica não consegue abranger toda complexidade do mundo atual, e a cosmovisão contemporânea permite uma interação entre o mundo exterior e interior da escola. Assim, é fundamental que o método pedagógico utilizado nas escolas deva aliar-se a cosmovisão contemporânea para que sejam inseridas as inovações tecnológicas.
O texto é finalizado com o pensamento de que é necessário uma mudança na sala de aula, que haja uma transformação profunda, que as novas formas de ser, pensar e agir que estão surgindo na contemporaneidade se unam para que haja um novo modelo pedagógico. Bonilla apresenta também a proposta da tecnologia para transformação na escola, acrescentando que esta deve ser vista como possibilidade de pesquisa, de cultura, aprendizagem e principalmente de mecanismo de informação.


 



BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século xx. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologias e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005. p.70-81

2 comentários:

  1. Muito bom sua resenha!
    Me esclareceu diversos pontos do texto!
    "as diferentes ideias de ordens, comparando a cosmovisão da sociedade Medieval, da Moderna e da sociedade Contemporânea, mostrando a historicidade do pensamento tecnológico."
    Este trecho me chamou atencao!

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  2. com tanta mudança social, cultural e tecnológica, o professor não consegue perceber as mudanças aos seus arredores e fica enclausurado no tradicionalismo ultrapassado

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